quinta-feira, 17 de junho de 2010

Ficha Limpa [Uma visão de um simples brasileiro]

A lei foi aprovada no TSE, porém deve ter alguma coisa errada... Pois, mesmo vendo algumas mudanças em pró de um Brasil mais saudável, nunca vi os políticos comemorarem algo que vai contra eles, mesmo sendo a favor do povo. Indiferente de como seja (se na hora certa ou errada, se de forma correta ou não), não se pode deixar de ressaltar que é um primeiro passo para um conjunto de ações que deverão ser tomadas em pró de uma política um pouco menos suja e, quem sabe, após a junção com outras ações tenhamos não só as fichas limpas, mas uma política, como um todo, limpa.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Segurança da Informação - Um conhecimento necessário

A segurança da informação deve estar além da proteção tecnológica contra hackers, engenheiros sociais ou outras ameaças oriundas da própria rede de computadores, visto que extrapola em muito o escopo tecnológico. Ela deve ser considerada como algo mais amplo que permita que as organizações ou pessoas evitem perdas, seja pela revelação de informações confidenciais ou secretas, pela quebra da imagem e reputação, pelo roubo financeiro direto ou por qualquer outro dano que a ameaça venha a prover. Desta forma, deverão estar presentes processos estudados e homologados por pessoas com conhecimentos elevados tanto da área de segurança como da estratégia empresarial ou do meio social para prover materiais suficientes para se ter uma educação em massa da população.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

O Processo Educacional dos Usuários: Da Conscientização à Educação

Cada vez mais, ameaças e intrusos exploram usuários e suas vulnerabilidades na execução de seus ataques. Torna-se, portanto, uma estratégia interessante conscientizar e educar os funcionários para que eles sejam, sempre que possível, uma extensão dos mecanismos de detecção e resposta da plataforma de segurança da informação empresarial que se encontra em constante busca de um ambiente menos vulnerável e cada vez mais seguro.

terça-feira, 8 de junho de 2010

A Trinca Essencial da Segurança da Informação.

Em busca de um ambiente mais seguro, venho falar um pouco dos pilares que deverão ser lapidados e colocados como uma engrenagem, onde se uma é danificada, irá comprometer todo o maquinário.

A primeira parte desta trinca trata do aspecto das tecnologias. Não é viável criar uma estrutura de segurança da informação, com normas e políticas definidas, sem soluções avançadas que cuidem da grande diversidade e quantidade de pragas que se proliferam nos computadores e na Internet. Mas, antes da implementação da tecnologia, é necessária a realização de procedimentos que diagnostique os problemas e ofereçam soluções, pois nem sempre a tecnologia mais nova é a mais recomendada ou a mais apropriada para a situação e caso essa não se alinhe aos processos e pessoas que venham a utilizá-la, poderá, em alguns casos, agravar o problema.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

A Interferência humana na Segurança da Informação

Ao se falar em tecnologia, é imprescindível considerar três pilares de tamanhos iguais, os quais devem interagir e prover um suporte mais rígido e embasado para a segurança da informação. Esses pilares são as próprias tecnologias, os processos e as pessoas. Não adianta fortalecer um deles, sem que todos os outros estejam equilibrados, entretanto isto é o que vem ocorrendo nas empresas, normalmente focando em tecnologias (produtos) e tentando implantá-las, muitas vezes sem um sucesso total por esquecer os demais aspectos. Por isso, a segurança da informação precisa envolver tecnologias, processos e pessoas em um trabalho cíclico, contínuo e persistente, com a consciência de que os resultados estarão consolidados em médio prazo.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Como fazer Posts Resumidos com link

Este post é uma homenagem ao amigo Igor Oliveira, que ficou enchendo meu @!*%$!@#*! para eu colocar as mensagens de forma resumida.

Estive procurando na Internet diversas formas de se colocar o post reduzido e um link para que ele seja exibido por completo posteriormente. Desta forma, ao entrar no Blog, será visualizado apenas o início das mensagens (post) e caso seja de interesse do internauta, ele clica para ler o restante. As soluções que encontrei eram muito complexas ou não funcionavam. Então resolvi analisar a ferramenta e procurar como fazer. E por incrível que pareça, após estudar um pouco de HTML, analisar o que o pessoal tem feito por ai e quebrar um pouco a cabeça consegui!

Para saber como fazer, leia a matéria completa.