sábado, 14 de maio de 2011

A Evolução da Informação x Segurança [Da Mente Humana para os Aparatos Tecnológicos]

Em uma época muito longínqua, os nossos ancestrais formaram essa vila... Contando a história verbalmente era a forma de transferir o conhecimento as demais, conhecimento esse que estava armazenado na mente dos mais velhos. Posteriormente viu-se uma forma mais eficaz, através da arte rupestre, logo após veio a escrita. Atualmente temos um vasto conhecimento dentro, em sua grande parte, dos mais diversos aparatos tecnológicos.

Na primeira etapa, tem-se a dificuldade maior na proliferação e “usabilidade” da informação, visto que necessitava que a pessoa verbalmente explicitasse o conhecimento, porém a segurança era alta, pois para “roubar” a informação necessitava-se coagir a pessoa detentora da mesma e, caso ela falasse, ficava sabendo (óbvio) que houve o vazamento da informação. Na segunda etapa, tinham-se, principalmente, os livros. Livros que poderiam ser guardados debaixo de sete chaves, mas não se podia saber, plenamente, se houve ou não o vazamento da informação.

Nos dias atuais, tem-se o conhecimento espalhado nos aparatos tecnológicos. E o que falar das informações na Internet? Você sabe aonde, por exemplo, este post está sendo armazenado? E em quantas cópias? Se eu apagar do blog será totalmente apagado da Internet? E se alguém copiou? Problemas do mundo moderno.

O que se pode fazer é criar a consciência nas pessoas de forma que elas tenham noção deste obscuro mundo tecnológico! O que você coloca na Internet, na maioria das vezes, “torna-se” domínio público e, muito provavelmente, você não terá controle. Por isso, cuidado com informações (dados pessoais, fotos, vídeos, textos) colocados em sites, você não poderá ter certeza de quem terá acesso as mesmas e, muito menos, o que as pessoas irão fazer com aquela informação. Antes de colocar algo na Internet pense um pouco, reflita e se pergunte: você falaria ou mostraria isso para todas as pessoas que você conhece? Você também mostraria ou falaria para diversas pessoas que você não conhece? Se a resposta for não ou se você ficar com alguma dúvida, recomendo que não as coloque na Internet.

Outra dica é estar ciente que uma senha é de uso pessoal, cada pessoa deve ter a sua, assim como utilizar senhas fortes e diferentes para os serviços na Internet (e-mails, sites de relacionamento, comunidades, mensagens eletrônicas...). Mas o que é uma senha forte? Nesta área os conceitos são divergentes e mudam com o decorrer do tempo, mas atualmente se você fizer uma senha utilizando no mínimo 9 caracteres que inclua letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais (!@#$,%*.), sem colocar datas, nomes ou informações comuns, sem anotá-las e sem repassá-las para ninguém já é um bom começo e na maioria dos casos suficiente.

Então você se pergunta, tenho mais de 5 senhas e tenho que criar uma senha difícil, não posso contar para ninguém e nem anotar? A resposta é sim! Mas ela não pode ser tão segura que nem você lembre. Caso isso seja uma dificuldade para você, tente formar algum algoritmo na sua cabeça e forme um padrão a ser seguido (mas isso não deve significar usar a mesma senha para tudo), isso pode lhe ajudar. Por exemplo, você pode criar uma frase “Senha do e-mail: 01 de Janeiro, meu cachorro nasceu!” e dela criar uma senha: “Se:01J@,mcn!”, tem-se doze caracteres, aparentemente aleatórios e, por conta de sua frase (algo mais fácil de decorar) você sabe a sua razão.

Existem diversos sites que dão mais dicas de como construir uma senha e para testá-la, por exemplo:
http://www.microsoft.com/brasil/athome/security/privacy/password_checker.mspx

Crie sua senha e teste!

Um comentário:

  1. Imaginemos agora quando a computação quântica chegar e os softwares "descobridores de senhas" rodando a velocidades jamais imaginadas contra servidores ainda não quânticos vai ser uma guerra desleal.

    ResponderExcluir

A importância da Web vem das colaborações, inclusive da sua. Comente, crie, critique, colabore; sua contribuição é muito importante.
Para sua segurança e um melhor aproveitamento do blog, seu comentário poderá ser retirado, sem aviso prévio, caso não esteja de acordo com o espírito do site. Volte sempre, confira as novidades e o seu depoimento!