sábado, 7 de maio de 2011

Profissão Professor [de tecnologia]

O que é ser professor? Para alguns é uma simples forma de ganhar dinheiro, para outros uma ideologia de vida que faz com que a satisfação de repassar um conhecimento seja a maior recompensa. Alguns acreditam que o professor tem que saber tudo (ao menos de sua área), outros apostam que o professor necessita apenas estar alguns passos na frente dos alunos, já outros afirmam que, independente do que você faça, certo ou errado, o importante é falar e fazer com tamanha convicção de forma que os alunos acreditem em sua “verdade”.

Para ensinar, normalmente, é requerida uma grande formação acadêmica, ao menos, na maioria dos casos, uma formação superior aos dos seus alunos na área que lhe compete. Mas e aqueles com excelente conhecimento empírico, mas não tem um pedaço de papel altamente valorizado pela sociedade chamado de Diploma, não pode ser um bom professor? E aqueles que têm simplesmente o dom? Agora vamos especificar, o que falar do Professor de Tecnologia? Quando acabei minha graduação, grande parte dos conhecimentos adquiridos já era obsoleta para o mercado de trabalho e gente sem diploma muito melhor preparado para o mercado do que muitos graduados e muitos “diplomados como especialistas, mestres e doutores”, que, com sua arrogância, despreparo e prepotência, não passam de banais mortais com um conjunto de canudos em baixo do braço (e com certeza isso não ocorre apenas nos cursos de tecnologia).

Mais uma vez, se cai na descrença social do que a pessoal é, mas acredita-se fielmente no que a pessoa tem. Não é necessário falar que tais diplomas são extremamente importantes e necessários, que existem pessoas com tais graus extremamente competentes e excepcionais, mas não se pode apenas colocá-lo como ponto único para mensurar a capacidade dos reais mestres e “banalizar” a profissão que é o ponto principal do alicerce para grandes melhoras sociais, a educação!

Mais do que graduar precisa-se formar e selecionar pessoas que acreditem no que estão fazendo, tenham ciência de sua importância social e, acima de tudo, que tenha respeito com os demais colegas e, principalmente, com aqueles que querem aprender!

Aos reais mestres, meus parabéns! Aos que se acham professores, olhe no espelho e decida sua vida, você pode ser bom em outra coisa, sempre dá tempo para mudar!

2 comentários:

  1. Gliner, perfeita abordagem. Bom encontrar alguém com pensando similar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima reflexão Professor Gliner, é com esse pensar que estimulo minha presença num curso de Licenciatura em Computação, que, como você coloca, serei professor de tecnologias.

      Parabéns pela reflexão!!! =] abraço!

      Excluir

A importância da Web vem das colaborações, inclusive da sua. Comente, crie, critique, colabore; sua contribuição é muito importante.
Para sua segurança e um melhor aproveitamento do blog, seu comentário poderá ser retirado, sem aviso prévio, caso não esteja de acordo com o espírito do site. Volte sempre, confira as novidades e o seu depoimento!