quinta-feira, 13 de maio de 2010

Grid Computing x Cluster

A computação em Grade e em Cluster são sistemas de computação que muitas vezes geram dúvidas em suas definições. Pensando nisto, o Universu TI vem, neste ciclo de posts mais técnicos, trazer uma comparação e uma breve explanação entre os dois métodos de computação como uma forma de prover subsídios para sanar a suas dúvidas.

Computação em Grade ou Grid Computing é uma forma de computação distribuída através de uma rede de computadores. Nela os computadores trabalham processando dados de forma individual, mas elaboram um resultado final em conjunto. Ou seja, sua finalidade é agrupar computadores distribuídos e utilizá-lo na execução de aplicações paralelas e distribuídas que necessitem de alto poder de processamento e armazenamento.

As mais diversas definições, elevando o lado tecnológico ou humano, científico ou comercial, sempre giram em torno das seguintes diretrizes: uma infra-estrutura emergente que alterará fundamentalmente a forma como se pensa e se utiliza os computadores atualmente. Grid é empregada de forma análoga às grades de energia, que promovem acesso pervasivo (pervarsividade com sentido igual ao do post anterior – 11/05/2010) a eletricidade e impacta diretamente na sociedade. Grid Computing também pode ser definida como um modelo de sistema distribuído e paralelo que tolera o compartilhamento, seleção e agregação, de forma dinâmica, de recursos autônomos geograficamente distribuídos, de acordo com a capacidade, disponibilidade, custo, desempenho e necessidades de qualidade de serviço do usuário.

Por último, temos as Grades Computacionais objetivando a integração de recursos computacionais dispersos para prover aos seus usuários uma capacidade combinada de processamento maior, sendo vista como sistemas de elevada capacidade computacional agregada que permitem o compartilhamento de ciclos de processamento.

No conceito de Cluster, também colocada como Computação em Agrupamentos, uma quantidade pré-definida de computadores, podendo ser alterada posteriormente, replica suas informações entre si e passam a trabalhar em conjunto, sendo visualizado dentro de uma rede como um único dispositivo no processamento dos dados.

Para finalizar, segue uma tabela com algumas diferenças entre o sistema em cluster e em grade.

3 comentários:

  1. OK, beleza, uma pergunta já entrando no concesso atual, Cloud computer pode viver sem a Grid?

    ResponderExcluir
  2. gostei do post, só faltou algumas imagens para ajudar os leigos.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

A importância da Web vem das colaborações, inclusive da sua. Comente, crie, critique, colabore; sua contribuição é muito importante.
Para sua segurança e um melhor aproveitamento do blog, seu comentário poderá ser retirado, sem aviso prévio, caso não esteja de acordo com o espírito do site. Volte sempre, confira as novidades e o seu depoimento!