quinta-feira, 8 de abril de 2010

iPad, fiasco ou futuro? A dúvida inicial parece não existir mais.

O novo brinquedinho da Apple foi apresentado por Steve Jobs no início do ano e tratado pela maioria dos especialistas como, apenas, mais um produto da maçanzinha. Bonito, com a qualidade da Apple, mas nada de muito estupendo ou realmente inovador como esperava os especialista.

O tablet iPad é um aparelho multimídia de tela altamente sensível ao toque (multitoque, por sinal). Do tamanho aproximado de uma folha de papel, 1,3 cm de espessura e pesando perto de 700g. Os modelos tem memória, até o momento, de 16, 32 ou 64Gb e sua bateria dura até 10 horas de uso. Todos os modelos tem conexão wifi e o modelo mais avançado conta também com telefonia 3G. O aparelho permiti assistir vídeo, acessar a Internet, jogar, escutar música, ler livros, escrever e-mails ou texto (facilmente através do teclado virtual em sua tela), planilhas ou fazer apresentações (e transmitir para um projetor através de um adaptador), além de poder usufruir mais de 150 mil aplicações da App Store produzidas para seus irmãozinhos iPhone e iPod Touch ou exclusivamente para ele o que fez com que o iPad cobrisse uma lacuna existente entre os smartphones e os notebooks.

O iPad visa reproduzir a experiência tátil de ler um livro impresso em papel assim como o seu concorrente Kindle (Amazon), o mais popular até o momento. Porém o Kindle se restringe a um leitor de e-books e não contempla alguns atrativos do iPad como: tela colorida e sensível ao toque; acesso à músicas e filmes; edição de texto, planilha, apresentação e imagem; jogos e demais aplicativos.

Com um grande, e bem feito, trabalho de marketing da iThink, no último sábado, lançamento oficial do produto e início das vendas, foram comercializadas “apenas” mais de 300 mil unidades do iPad nos Estados Unidos e muitos afirmam que só não foi maior porque o modelo com a tecnologia 3G embutida não estava sendo vendido, este modelo será disponibilizado apenas no final do mês corrente. Os usuários do tablet baixaram, também no primeiro dia, mais de 250 mil e-books na iBookstore e mais de 1 milhão de aplicações no App Store. Outro fato importante (mais uma jogada de craque) é o ganho real da Apple com a comercialização dos aplicativos, músicas ou livro, visto que, além do valor do próprio iPad, a Apple fica com 30% do valor de cada item baixado. Os valores do tablet variam entre US$ 499 (16Gb) até US$ 829 (64Gb + 3G).

O banco de investimento Piper Jaffray antevê que a companhia venderá 4,8 milhões de iPad em 2010 e 8,7 milhões em 2011, enquanto a Morgan Stanley espera que seja comercializada 6 milhões de unidades até o final desse ano, alguns mais otimistas apostam até em 1 milhão de vendas até junho e 10 milhões até dezembro.

Jobs afirma que “o iPad vai mudar o estado das coisas na informática” é mais barato e fácil de usar que um notebook e deverá ser mais um sucesso da Apple se tornando referência em sua categoria. O novo brinquedo sintetizou eficiência técnica, simplicidade de manuseio, elegância visual e grande durabilidade da bateria. Agora é só esperar os números e as cifras...

Um comentário:

  1. GOSTEI DO TEU BLOG GLINER! MUITO LEGAL :D

    Amo os produtos da Apple e adoro acompanhar as novidades.
    Para atualizar as informações daqui, ontem, o querido Steve J. disse que já tinham sido vendidos 450 mil iPads no evento em Cupertino, Califórnia - USA :D Bjo e Parabéns!

    ResponderExcluir

A importância da Web vem das colaborações, inclusive da sua. Comente, crie, critique, colabore; sua contribuição é muito importante.
Para sua segurança e um melhor aproveitamento do blog, seu comentário poderá ser retirado, sem aviso prévio, caso não esteja de acordo com o espírito do site. Volte sempre, confira as novidades e o seu depoimento!