Diante de uma visão própria, encaro a EaD como um sistema de educação a distância que será cada vez mais utilizada devido a demanda de flexibilidade e dinamismo dos profissionais atuais. Porém acredito que esse meio de educação não deve ser considerado melhor ou pior do que o presencial, nem um substituto para o meio tradicional. Acredito que a melhor visão para o mesmo seja um sistema complementar, onde os alunos poderão optar pelo que mais se adeque.
Gostaria de ratificar o que disse: EaD como um sistema de EDUCAÇÃO a DISTÂNCIA e não de ENSINO a DISTÂNCIA. Educar deve se visto com uma forma mais ampla de transmitir e colaborar informações. E para essa forma de educação, creio que a Internet seja o melhor caminho para seguir devido aos subsídios tecnológicos oferecidos para que você utilize textos, imagens, vídeos, além da comunicação síncrona ou assíncrona.
No contexto brasileiro, acredito estarmos muito distante de um ambiente ideal, sendo, para mim, o principal fator a conscientização humana. Falta atitude das empresas e governo para prover a popularização em massa e democrático do acesso a Internet. Visto que a utilização de computadores e de acesso à Internet de forma cotidiana ainda é privilégio da minoria na nossa nação. Para os menos favorecidos economicamente, sobra as lan houses que, por mais mal faladas que sejam, estão desempenhando um papel importantíssimo nessa democratização [a hora do computador é 1 real com direito a “Internete” – fala os slogans].
Passada essa fase de democratização e se tendo um acesso mais difundido em todas as classes sociais, tem-se que explorar outro assunto, o uso da tecnologia para transformar as pessoas. Estou falando do uso inteligente da Internet, do uso educacional! Não será tão lucrativo para o desenvolvimento humano e, consequentemente, da nossa nação se tivermos 100% das pessoas com acesso a rede mundial de computadores e 99,8% delas só realizar o acesso para jogar, ver as redes sociais, bate-papo, diversão de uma forma geral... Precisa-se criar o sentimento que a diversão é importante, mas que você pode e deve utilizar a Internet para um acesso inteligente. São diversos os sites e formas de se aprender novos conteúdos (e de qualidade), sejam em áreas profissionais (de saúde, exatas ou humanas), sejam cursos de idiomas, seja conhecimentos gerais, pagos ou gratuitos...
Na minha área, Computação, gosto bastante dos materiais disponibilizados, principalmente na Universidade de Stanford (EUA – por exemplo, http://see.stanford.edu/see/courses.aspx) e da Unicamp (Campinas – São Paulo – por exemplo, http://www.ead.unicamp.br/ ou http://www.ensinoaberto.unicamp.br/). Essas duas universidades fornecem materiais dos mais diversos tipos inclusive as próprias aulas em vídeo.
Uso inteligente da Internet dá um significado muito mais amplo a Educação a Distância, não significando, necessariamente, a realização de um curso, mas sim da obtenção e colaboração do conhecimento de forma a se obter um aperfeiçoamento pessoal. Pense nisso!
Gostaria de ratificar o que disse: EaD como um sistema de EDUCAÇÃO a DISTÂNCIA e não de ENSINO a DISTÂNCIA. Educar deve se visto com uma forma mais ampla de transmitir e colaborar informações. E para essa forma de educação, creio que a Internet seja o melhor caminho para seguir devido aos subsídios tecnológicos oferecidos para que você utilize textos, imagens, vídeos, além da comunicação síncrona ou assíncrona.
No contexto brasileiro, acredito estarmos muito distante de um ambiente ideal, sendo, para mim, o principal fator a conscientização humana. Falta atitude das empresas e governo para prover a popularização em massa e democrático do acesso a Internet. Visto que a utilização de computadores e de acesso à Internet de forma cotidiana ainda é privilégio da minoria na nossa nação. Para os menos favorecidos economicamente, sobra as lan houses que, por mais mal faladas que sejam, estão desempenhando um papel importantíssimo nessa democratização [a hora do computador é 1 real com direito a “Internete” – fala os slogans].
Passada essa fase de democratização e se tendo um acesso mais difundido em todas as classes sociais, tem-se que explorar outro assunto, o uso da tecnologia para transformar as pessoas. Estou falando do uso inteligente da Internet, do uso educacional! Não será tão lucrativo para o desenvolvimento humano e, consequentemente, da nossa nação se tivermos 100% das pessoas com acesso a rede mundial de computadores e 99,8% delas só realizar o acesso para jogar, ver as redes sociais, bate-papo, diversão de uma forma geral... Precisa-se criar o sentimento que a diversão é importante, mas que você pode e deve utilizar a Internet para um acesso inteligente. São diversos os sites e formas de se aprender novos conteúdos (e de qualidade), sejam em áreas profissionais (de saúde, exatas ou humanas), sejam cursos de idiomas, seja conhecimentos gerais, pagos ou gratuitos...
Na minha área, Computação, gosto bastante dos materiais disponibilizados, principalmente na Universidade de Stanford (EUA – por exemplo, http://see.stanford.edu/see/courses.aspx) e da Unicamp (Campinas – São Paulo – por exemplo, http://www.ead.unicamp.br/ ou http://www.ensinoaberto.unicamp.br/). Essas duas universidades fornecem materiais dos mais diversos tipos inclusive as próprias aulas em vídeo.
Uso inteligente da Internet dá um significado muito mais amplo a Educação a Distância, não significando, necessariamente, a realização de um curso, mas sim da obtenção e colaboração do conhecimento de forma a se obter um aperfeiçoamento pessoal. Pense nisso!
Gostei muito desse post porque penso de maneira parecida com você. As pessoas podem e devem utilizar a internet para o aperfeiçoamento de sua educação nos mais diversos âmbitos. Um bom exemplo disso é a educação cultural. Sites como www.dominiopublico.gov.br oferecem uma biblioteca virtual com rico acervo de livros e obras clássicas ao alcance das nossas mãos.
ResponderExcluirBasta um click para acessar esse material e enriquecer indefinivelmente seu conhecimento.
Este comentário foi removido pelo autor.
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